Ilê Axé Omin Otá Odara estará na 10ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa
with Nenhum comentário

Convite da Iya Marlene de Lufan: 10ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa Domingo, 17/09, 13h. Posto 6, Copacabana.    

Grupo Corpo chega ao Rio com novo espetáculo sobre ritos da umbanda
with Nenhum comentário

Espetáculo ‘Gira’ fica em cartaz no Theatro Municipal do Rio de 23 a 27 de agosto. Coreografia é de Rodrigo Pederneiras e cenografia de Paulo Pederneiras. novo espetáculo do Grupo Corpo chegou ao Theatro Municipal do Rio nesta quarta-feira (23) e ficará em cartaz até o dia 27 de agosto. A criação, batizada de “Gira”, da companhia mineira de dança, é uma parceria entre o Grupo Corpo e a banda paulistana Metá Metá. Dessa vez, o Grupo Corpo se inspira … leia mais…

10ª Edição do Festival Zózimo Bulbul
with Nenhum comentário

“Tempo Ê”: vai dar Samba no Cinema Selecionado para a 10ª Edição do Festival Zózimo Bulbul, 30 de agosto a 9 de setembro, documentário sobre a vida de Zé Luiz do Império busca patrocínio para fazer estreia oficial Já são mais de 40 anos de carreira. Uma vida pelo samba e pelo Império Serrano, que, aliás, se tornou um aposto ao nome do sambista.  Zé Luiz do Império Serrano nasceu em Santa Teresa, mas carrega em seu DNA os traços … leia mais…

É Hora de nos unir Povo do Santo
with Nenhum comentário

  É hora de nos unir povo do santo INDO À JUSTIÇA CONTRA O DECRETO DO CRIVELLA Ingressei hoje com uma Representação de Inconstitucionalidade face ao Decreto Municipal 43219 de 25 de maio de 2017 assinado pelo prefeito Marcelo Crivella, que estabelece que a Prefeitura do Rio, através de decisão pessoal do prefeito, autorize ou não a realização de eventos religiosos em lugares públicos. Esse decreto, além de criar entraves burocráticos à realização de simples eventos, como caminhadas e procissões … leia mais…

Até um dia …
with Nenhum comentário

Até um dia Ya Beata de Iemanjá.  Que Oxalá cubra e nos ampare. Força Ilê Omiojuaro. Estamos sempre juntos. O Orun está em festa… Ilê Axé Omin Otá Odara

Religiosos de candomblé são recebidos pela presidente do STF em Brasília
with Nenhum comentário

Matéria publicada no site Awùre por Sérgio D`Giyan no dia 24 de maio de 2017   Nesta quarta-feira, 24/5, a ministra Carmem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu a Comissão de Preservação dos Terreiros Tombados na corte, em Brasília. No encontro, foi discutido o julgamento sobre o abate de animais para fins religiosos, pauta que a instância máxima da Justiça brasileira pode decidir a qualquer momento. O relator do processo, o ministro Marco Aurélio de Mello, já tem … leia mais…

Ialorixá da Baixada Fluminense recebe condecoração da Alerj por trajetória de luta social
with Nenhum comentário

Matéria publicada no dia 6 de maio de 2017 pelo site do Extra Uma promessa feita para a avó materna, aos 8 anos, à sombra de um cajueiro, é seguida com afinco por uma das ialorixás mais antigas da Baixada Fluminense. Aos 86 anos de vida e 61 de iniciada no candomblé, Beatriz Moreira da Costa, a Mãe Beata de Iemanjá, de Nova Iguaçu, tem uma longa história de defesa dos direitos humanos. O trabalho está sendo reconhecido. Às vésperas do … leia mais…

Pedra de Xangô, em Cajazeiras, vai ser tombada
with Nenhum comentário

Matéria publicada dia 3 de maio de 2017 pelo site  Informe Baiano   A Prefeitura realiza nesta quinta-feira (04), às 14h30, a solenidade de tombamento municipal da Pedra de Xangô e da área considerada sítio histórico do antigo Quilombo Buraco do Tatu, na Avenida Assis Valente, em Cajazeiras 10 (próxima ao Campo da Pronaica). O evento contará com a presença do prefeito ACM Neto e do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. O processo de tombamento foi … leia mais…

Grande Perda
with Nenhum comentário

Matéria publicada no site do Correio I O que a Bahia quer saber no dia 8 de abril de 2017. Morre aos 84 anos Mãe Tieta de Iemanjá, do terreiro da Casa Branca Mãe Tieta era iniciada há mais de 70 anos e foi vítima de uma pneumonia O candomblé baiano perdeu uma de suas ilustres representantes. A mãe pequena do terreiro de candomblé Ilê Axé Iyá Nassô – a Casa Branca do Engenho Velho -, Antonieta de Anunciação Matos, faleceu … leia mais…

Globo Repórter : Cidade construída por escravos é exemplo de harmonia entre religiões
with Nenhum comentário

Matéria publicada no programa Globo Repórter no dia 23 de março de 2017   Cachoeira/BA era uma das cidades mais prósperas do interior do Nordeste. E do sofrimento nas senzalas surgiu uma confraria religiosa.   Uma centenária ponte de ferro liga duas das mais antigas cidades do Brasil: São Félix de um lado, Cachoeira do outro. No local, o mar se mistura com as águas doces do Paraguaçu. É como se o rio fosse um braço da Baía de Todos-os-Santos. Por … leia mais…

Conhecimento através do relato do Ebogmy Jonatas José Silva de Ogun
with Nenhum comentário

  Por Fernanda Amorim Na terça – feira, dia 14 de março, o Grupo de Estudos Braulio Goffman teve a presença do Professor e Mestre Jonatas José Luiz Soares da Silva, Ebogmy de Ogun do Ilê Omi Baiyanin Axé Aira e Doutorando em Farmácia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para ministrar a Palestra ”As Folhas e Ossayin”. A palestra teve inicio às 19h30 min, veio esclarecer dúvidas e curiosidades para o público alvo em respeito às folhas … leia mais…

A cultura Afro-brasileira
with Nenhum comentário

Matéria publicada no Diário da Manhã no dia 3 de março de 2017 O resultado também das influências dos portugueses e indígenas por Irlene Dionis O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e por isso, a cultura desse continente exerce grande influência principalmente, na região nordeste do Brasil. Hoje a cultura afro- brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas que se manifestam na música religião e Culinária. A principal influência da música africana … leia mais…

1 2 3 4 5