Cariocas fazem Campanha para a Igualdade Racial no Dia de Zumbi

with Nenhum comentário
Por Fernanda Amorim
Fotos: Arquivo e Biermann
Fotos: Arquivo e Biermann

 

Na quinta- feira, dia 19 de novembro, uma equipe de garis da Comlurb lavaram o monumento do Zumbi do Palmares, no Centro do Rio, como preparação para o Dia da Consciência Negra e aniversário da Morte de Zumbi.

As comemorações e homenagens na Praça XI tiveram início às 6 horas do dia 20 de novembro, com uma tradicional alvorada em volta da estátua de Zumbi e com a participação de religiões de matriz africana, da professora Mara Ribeiro representando o Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Afoxé Ilê Ala junto com Filhos de Gandhi fazendo a lavagem do monumento.

As atividades começaram na manhã do dia 20 e se estenderam durante todo o fim de semana, os eventos foram realizados em diversos pontos da cidade.

Rodas de capoeira, grupos de dança e de música afro, barraquinhas de roupas e comidas típicas afro-brasileiras, mostra de cinema e a 1ª corrida “Sim à Igualdade Racial”, reuniram centenas de pessoas, chamando atenção para raízes africanas na cultura brasileira.

A 1ª corrida “Sim à Igualdade Racial” foi organizada pela ID_BR (Identidades do Brasil), uma empresa social que tem como objetivo mobilizar a população para uma conscientização sobre o tema.

De acordo com a CEO da ID_BR, Luana Génot, a campanha “Sim à Igualdade Racial” tem como intuito engajar continuamente a sociedade civil, independente da cor de pele ou raça, na luta contra o racismo e na reflexão sobre causas sociais que movem a população.

Todas as atividades do dia foram gratuitas e aconteceu no Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, na Região Portuária, que fica no Quilombo Pedra do Sal, na Rua Argemiro Bulcão, s/n, Saúde.

Deixe uma resposta