Conhecimento através do relato do Ebogmy Jonatas José Silva de Ogun

with Nenhum comentário
Foto: Arquivo Pessoal

 

Por Fernanda Amorim

Na terça – feira, dia 14 de março, o Grupo de Estudos Braulio Goffman teve a presença do Professor e Mestre Jonatas José Luiz Soares da Silva, Ebogmy de Ogun do Ilê Omi Baiyanin Axé Aira e Doutorando em Farmácia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para ministrar a Palestra ”As Folhas e Ossayin”.

A palestra teve inicio às 19h30 min, veio esclarecer dúvidas e curiosidades para o público alvo em respeito às folhas que são usadas nos terreiros, mostrando os diferentes tipos e formatos, explicando suas diferentes maneiras de serem reconhecidas, cultivadas e oferecidas como alimentos na religião dos Orixás, Voduns, entre outros.

Exemplificou também aos iniciados e não iniciados presentes de como é o uso das folhas com todos os Orixás, ampliando um pouco mais os conhecimentos em relação às funções e as práticas na religião.

Segundo o relato do palestrante, as folhas e vegetais nem todos vieram diretamente da África para o Brasil, algumas espécies vieram, por exemplo, da Ásia e dos Estados Unidos, e foram adaptadas a diversas etnias africanas e levadas pelos escravos para vários destinos, como aqui no Brasil.

É interessante ressaltar algumas participações de Ogãs e Ekedes que quiseram expor suas opiniões e falaram sobre respeito aos ancestrais, da hierarquia e de como é a educação do axé, o quanto é importante para o convívio dentro de um Ilê.

A importância desse tipo de evento é valorizar o conhecimento cultural e religioso.

Para obter mais informações e ter contato com o Prof. Jonatas entrem no site Gunfaremim.com 

 

Deixe uma resposta