Grupo Corpo chega ao Rio com novo espetáculo sobre ritos da umbanda

with Nenhum comentário

Espetáculo ‘Gira’ fica em cartaz no Theatro Municipal do Rio de 23 a 27 de agosto. Coreografia é de Rodrigo Pederneiras e cenografia de Paulo Pederneiras.

novo espetáculo do Grupo Corpo chegou ao Theatro Municipal do Rio nesta quarta-feira (23) e ficará em cartaz até o dia 27 de agosto. A criação, batizada de “Gira”, da companhia mineira de dança, é uma parceria entre o Grupo Corpo e a banda paulistana Metá Metá.

Dessa vez, o Grupo Corpo se inspira livremente nos ritos da umbanda para trazer a nova apresentação. O grupo Metá Metá (que significa “três ao mesmo tempo”, em ioruba) foi convidado pelo coreógrafo da companhia e dedicou um trabalho inteiro a Exu, o orixá responsável pela comunicação entre o mundo espiritual (Orun) e o mundo material (Aiye).

“Gira” é um mergulho no universo das religiões afro-brasileiras. A apresentação se traduz em um “quadrado” de linóleo negro, de 13m X 9m, intensamente iluminado, como uma representação simbólica de um terreiro. Não há coxias no espetáculo: nas laterais e no fundo do palco, 21 cadeiras estão alinhadas e nelas os bailarinos se colocam ao sair da cena central.

O espetáculo tem coreografia de Rodrigo Pederneiras, cenografia de Paulo Pederneiras, iluminação de Paulo e Gabriel Pederneiras e figurinos de Freusa Zechmeister.

Depois de passar pelo Rio, o espetáculo segue para o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, de 2 a 6 de setembro, e para o Teatro do Sesi, em Porto Alegre, nos dias 7 e 8 de outubro.

Abrindo as noites, no programa duplo que marca as temporadas da companhia, estará “Bach” (1996), com a música de Marco Antonio Guimarães retrabalhando o compositor alemão, que foi encenada pela ultima vez no Brasil em 2007.

Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/grupo-corpo-chega-ao-rio-com-novo-espetaculo-sobre-ritos-da-umbanda.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Deixe uma resposta