Atabaques e agogôs dos afoxés contagiam foliões na orla de Copacabana
with Nenhum comentário

Matéria publicada no site EBC Agência Brasil por Flávia Villela no dia 8/2/2016 Flávia Villela – Repórter da Agência Brasil Os panos brancos, fios de contas e as estampas africanas enfeitaram na tarde desta segunda-feira (8) a orla de Copacabana, zona sul do Rio, com os afoxés Filhos de Gandhi, Raízes Africanas e Ylê Alá. Em vez de tamborins e tambores, foi a vez dos atabaques e agogôs contagiarem os foliões com ijexá, ritmo de origem africana tocado nos terreiros de … leia mais…

Teaser do convite do desfile do Bloco Afoxé Ilê Alá
with Nenhum comentário

Teaser do convite do Bloco Afoxé Ilê Alá para o desfile na Orla de Copacabana   Desfile do Bloco Afoxé Ilê Alá em Copacabana Dia 08 de Fevereiro de 2016, segunda – feira Concentração às 14:00 horas na Avenida Atlântica esquina da Rua Santa Clara Venham todos participar !!!

Festa da Cultura Negra para a escolha da Rainha do Òrúmilà, na Semana Nacional da Consciência Negra no G.R.E.S. Estácio de Sá
with Nenhum comentário

Amanhã será um dia de muito axé… Festa da Cultura Negra para a escolha da Rainha do Òrúmilà, na Semana Nacional da Consciência Negra no G.R.E.S. Estácio de Sá. Abertura da festa será com a Lavagem da quadra com Bloco Afro Afoxe Ile Ala e Afoxé Filhos de Gandhi RJ.  

Fotos da Comemoração 31º aniversario de Tombamento da Pedra do Sal
with Nenhum comentário

No dia 20 de novembro, o Quilombo Pedra do Sal comemorou o 31º aniversario de Tombamento da Pedra do Sal como parte integrante do projeto SAL do SAMBA-Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô criado em 2000 que tem como objetivos a titulação do território quilombola Pedra do Sal, sua valorização cultural e seu desenvolvimento ambiental e econômico.    

Senhor Messias um griot…Zumbi revivido entre nós!
with Nenhum comentário

    Senhor Messias um griot e tanto. Tive o prazer de ofertar minhas palmas para ele, foi um momento ímpar e de muita importância para nosso Ilê. Como tudo no Candomblé, tem que se ver, prestar atenção e aprender fazendo. Um olhar atento fez da imagem uma lembrança para minha memória. Fiz por saber da importância deste homem. Zumbi revivido entre nós…Guerreiro e sábio! Iyalorixá Marlene de Oxalufan

Cariocas fazem Campanha para a Igualdade Racial no Dia de Zumbi
with Nenhum comentário

Por Fernanda Amorim   Na quinta- feira, dia 19 de novembro, uma equipe de garis da Comlurb lavaram o monumento do Zumbi do Palmares, no Centro do Rio, como preparação para o Dia da Consciência Negra e aniversário da Morte de Zumbi. As comemorações e homenagens na Praça XI tiveram início às 6 horas do dia 20 de novembro, com uma tradicional alvorada em volta da estátua de Zumbi e com a participação de religiões de matriz africana, da professora … leia mais…

Fotos do Dia da Consciência Negra – Dia 20 de novembro de 2015
with Nenhum comentário

Dia da Consciência Negra no Rio com lavagem do busto de Zumbi Tradicional Alvorada no Monumento Zumbi dos Palmares, que fica na Avenida Presidente Vargas.                

Tradicional Alvorada no Monumento Zumbi dos Palmares
with Nenhum comentário

  Na sexta-feira dia 20 de novembro de 2015, o Bloco Afro Afoxé Ile Ala  junto com Afoxé Filhos de Gandhi RJ realizará a tradicional Alvorada de Zumbi, no Dia da Consciência Negra,  a partir das 6 horas da manhã no Monumento Zumbi dos Palmares, que fica na Avenida Presidente Vargas na altura do Terreirão do Samba na Cidade Nova.    

1 2