Sempre lembrar e Rememorar nossa Ancestralidade
with Nenhum comentário

“Um certo 4 de julho de 2002, adentrei o Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Terreiro da Casa Branca) na Cidade de Salvador e de imediato, deparei com Mãe Tatá e Mãe Nitinha, respectivamente, “mãe de santo” e então “mãe pequena” desta Casa, ambas de roupa branca, cabeças cobertas, descalças e após pedir bença, fui perguntando á minha Mãe se a Casa estava “em obrigação” e logo fui repreendido por ela, “menino não sabe que dia é hoje?” e, no mesmo … leia mais…

Religiosos de candomblé são recebidos pela presidente do STF em Brasília
with Nenhum comentário

Matéria publicada no site Awùre por Sérgio D`Giyan no dia 24 de maio de 2017   Nesta quarta-feira, 24/5, a ministra Carmem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu a Comissão de Preservação dos Terreiros Tombados na corte, em Brasília. No encontro, foi discutido o julgamento sobre o abate de animais para fins religiosos, pauta que a instância máxima da Justiça brasileira pode decidir a qualquer momento. O relator do processo, o ministro Marco Aurélio de Mello, já tem … leia mais…

História do Abolicionista André Rebouças
with Nenhum comentário

Vídeo postado na Fan Page da Ciência USP no dia 15 de maio de 2017. O principal articulador do movimento #abolicionista no Brasil era negro, engenheiro e emprestou o nome a uma importante avenida na zona oeste de São Paulo. No entanto, nem todo mundo conhece a história de André Rebouças. Aqui no CiênciaUSP, a socióloga Angela Alonso, da FFLCH – USP e do Cebrap, recupera esta figura histórica que esteve nos bastidores de toda a campanha pela abolição da #escravidão, que … leia mais…

Racismo Religioso
with Nenhum comentário

Vídeo postado pela Fan Page Casa de Oxumarê no dia 17 de maio de 2016.   Racismo Religioso!#BOMSABER Posted by Casa de Oxumarê on Tuesday, May 17, 2016  

É Do Povo De Santo!!!
with Nenhum comentário

por  Ya Nani De Oxum A roupa inteiramente branca na sexta-feira………é do povo de santo. O fio de conta contando uma ancestralidade…….é do povo de santo. O chinelo de couro, um turbante colorido, um búzio no pescoço……é do povo de santo. Um sorrir escancarado, uma malemolência, um gingado……….é do povo de santo. Um pano da costa engomado, um oro bem rezado……….é do povo de santo. Um pozinho preparado, Um ejó bem tramado, um ebó arriado……é do povo de santo. Um … leia mais…

Pedra de Xangô, em Cajazeiras, vai ser tombada
with Nenhum comentário

Matéria publicada dia 3 de maio de 2017 pelo site  Informe Baiano   A Prefeitura realiza nesta quinta-feira (04), às 14h30, a solenidade de tombamento municipal da Pedra de Xangô e da área considerada sítio histórico do antigo Quilombo Buraco do Tatu, na Avenida Assis Valente, em Cajazeiras 10 (próxima ao Campo da Pronaica). O evento contará com a presença do prefeito ACM Neto e do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. O processo de tombamento foi … leia mais…

Feliz Páscoa!
with Nenhum comentário

Diálogo e respeito religioso!   Fonte: imagens da Internet

A cultura Afro-brasileira
with Nenhum comentário

Matéria publicada no Diário da Manhã no dia 3 de março de 2017 O resultado também das influências dos portugueses e indígenas por Irlene Dionis O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e por isso, a cultura desse continente exerce grande influência principalmente, na região nordeste do Brasil. Hoje a cultura afro- brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas que se manifestam na música religião e Culinária. A principal influência da música africana … leia mais…

Região da Pedra de Xangô vira Área de Proteção Ambiental
with Nenhum comentário

Publicado no site A Tarde no dia 26 de dezembro de 2016     Em janeiro de 2017 Salvador ganha sua primeira Área de Proteção Ambiental (APA). Trata-se do Parque em Rede Pedra de Xangô, no bairro de Cajazeiras, cuja área preservada de mais de 17 hectares integra o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU). Essa é a primeira APA definida pela poder executivo municipal. De acordo com a Secretaria Cidade Sustentável (Secis), responsável pela criação e manutenção … leia mais…

Terreiros de candomblé resistem à intolerância e promovem cultura afro
with Nenhum comentário

Publicado no site G1 BA no dia 20 de novembro de 2016. Tombamento de templos é primeiro passo para preservação do patrimônio. Na Bahia, são dezenove terreiros tombados pelo IPAC e oito pelo IPHAN.         Entre batuques, atabaques e muito axé, os terreiros de candomblé resistem à intolerância religiosa. Em tempos de conservadorismo, a preservação cultural e histórica da religião afro-brasileira por meio dos tombamentos dos templos sagrados é um dos caminhos para manter vivo o candomblé. Neste domingo … leia mais…

Todo mundo deveria visitar um terreiro
with Nenhum comentário

Publicado em Quarta, 31 Agosto 2016 no Jornal Estadoatual     Por: Érica Araújo Castro / Articulista Jornal Estadoatual Estive em uma casa de Candomblé em uma festa de Omolu, o Orixá que, segundo essa manifestação cultural afro-brasileira, é o senhor da terra, senhor da cura. E saí de lá com a vívida impressão de que todo brasileiro, nem que fosse por um único dia, deveria visitar uma casa desse culto. Ao chegar na rua já fomos recebidos pelo som pulsante dos … leia mais…

Zara Tempo!
with Nenhum comentário

Publicado por Nossos Ancestrais, no dia 10 de agosto de 2016.   10 de agosto, dia de celebrar o patrono das casas de candomblé de Angola! Zara Tempo! “Tempo não tem casa Tempo mora na rua A morada de Tempo É no clarão da lua “ Foto: Junior Pakapym

1 2 3 4