Cuidados e Recomendações para o Carnaval

with Nenhum comentário

Texto publicado por Babá Pecê de Casa de Òsùmàrè

 

Meus filhos, filhas e familiares, peço que aproveitem os dias de feriado que chegam com o carnaval, com total responsabilidade, divirtam-se. Para que isso aconteça, é muito importante que todos os adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana, se resguardem com o objetivo de evitar que uma grande festa como essa, não se torne um tormento. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados.

Não esqueçam de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis. No carnaval, as relações entre as pessoas são mais intensas e ocorrem muitas vezes no momento em que nem se imagina. Dessa forma USE SEMPRE o PRESERVATIVO (SEMPRE) – VAI BRINCAR O CARNAVAL? NÃO SAIA DE CASA SEM CAMISINHA!!! Além de evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, a camisinha evita uma gravidez não planejada. O Terreiro de Òsùmàrè não é contra o uso de preservativos, mas sim, contra a disseminação de doenças!!!

É importante lembrar que o corpo e a mente também são espaços sagrados, tenham disciplina com a bebida alcoólica, “beba ela mas não deixe ela te beber”, quando perceber que esta perdendo a sobriedade pare! Não esqueçam em momento algum, que bebida e volante não combinam. muitas pessoas exageram na bebida e, por vezes, perdem a razão. Desse modo, evite discussões na rua, no trânsito, nos blocos – nesses dias, há muitas pessoas alteradas, então façam de tudo para evitar brigas, disputas e conflitos. Sejam valentes e guerreiros na busca do trabalho, do sucesso, da saúde, do amor e de um mundo melhor para todos. Não percam o controle no carnaval. Lembre-se que ninguém tem o poder de te ofender, ao menos que você permita ser ofendido, seja superior você é do axé, convive com a força da natureza não revide, perdoe.

Devemos todos nos manter alertas com a folclorização das religiões de matrizes africanas, cabe a nós, povo de santo, criar estratégias que impeçam que isso se naturalize ainda mais.Situações, como essas, são constrangedoras para nós do axé e demonstram total desrespeito e banalização da nossa religiosidade.O Carnaval é uma festa profana e as indumentárias dos Òrìsàs são sagradas!

Antes de sair de casa, faça uma oração, jogue três punhados de uma água fresca na rua com o objetivo de apaziguar. Há uma frase em yorùbá que diz “Somente a Água Fresca Apazigua o Calor da Terra”. Quando estamos saindo de casa, jogamos água à rua, rogando à Èsù Oná (O Senhor dos Caminhos), que aquela água, apazigue os caminhos que vamos percorrer e que, sobretudo, não nos deparemos com situações que nos exponha a riscos.

Ao jogar água pronuncie as seguintes palavras:
Omi tutu
Oná titun
Mo ló mo bó
Na certeza que os Òrìsàs estarão com vocês todo o tempo.

Èsù é o Deus que guarda a nossa casa, mas nós temos que fazer nossa parte.Certifique-se que ao sair, todas as portas e janelas estão fechadas (trancadas).

Ògún é o grande Deus dos Caminhos, apesar disso, nós temos que fazer a nossa parte. Se você vai viajar, antes de sair de casa faça uma revisão no seu carro, verifique o freio, óleo, limpadores de para-brisa, extintores de incêndio.

Brinque com segurança, inteligência e alegria!!!

Bom Carnaval a Todos!

Babá Pecê
Casa de Òsùmàrè

Fonte: Casa de Òsùmàrè

Deixe uma resposta