Palestra: “Conhecer o Candomblé, por quê?”
Palestra baseada nas dúvidas e anseios das pessoas em relação a religião do Candomblé, perpassando pelos assuntos: ritos, mitos, história, cultura, política, preconceito e religiosidade.
Além dos conteúdos trazidos pelos palestrantes, será um espaço aberto para o público compartilhar suas questões e assim fazer desse encontro uma oportunidade de perguntar coisas que em outros lugares/momentos não tem uma abertura para tal ação.
Vale ressaltar que se falará de Candomblé numa casa de Umbanda (Grupo Espírita Amor e Caridade) , ou seja, buscamos atitudes de integração, diálogo e esclarecimentos entre todos pensamentos. É uma palestra aberta para pessoas de todas as crenças.
Palestrantes:
Alexandre Carvalho: professor da UFRJ, Candomblecista, Iniciado, pesquisador da cultura e religião de matriz africana , coordenador do grupo de pesquisa Pade Ufrj (Projeto em Africanidade na Dança e Educação)
Marco Antonio De Oliveira Felippe: Candomblecista, Babaloxirá, pesquisador da cultura e religião de matriz africana , coordenador do grupo de pesquisa PADE (Projeto em Africanidade na Dança e Educação)
Tula Pereira: Umbandista, mestranda pelo CEFET, pesquisadora da cultura e religião de matriz africana , integrante e coreógrafa do grupo PADE (Projeto em Africanidade na Dança e Educação).
Data: 22/08/2015 (Sábado)
Horário: 17 horas.
Endereço: Grupo Espírita Amor e Caridade
Rua Paraim, 214, Freguesia (Bananal) – Ilha do Governador – RJ
Entrada Franca.
Realização: PADE (Projeto em Africanidade na Dança e Educação)
Fotos
Foi um momento muito especial no qual o próprio Candomblé foi no Terreiro de Umbanda para poder falar de coração aberto o que de fato é o Candomblé e assim comungando da profundidade que essa religião traz, honrando de verdade parte da Ancestralidade do brasileiro atualmente. Foi lindo demais o Encontro! Deu pra ver nos olhos de todos a força que o Xandy Carvalho traz ao falar sobre sua religião, Candomblé. O amor que transborda. A vida que renasceu nele depois da sua iniciação e todo o processo de mergulho nos conhecimentos e práticas como iniciado, que no caso, já são uns bons anos!!! Além de Professor da UFRJ incrível é também um Babalorixá muito inspirador!!!
A Zeladora do Terreiro Grupo Espírita Amor e Caridade, Mãe Maura, uma amorosa e forte mãe de santo, com toda sua humildade, mostrou o quanto a Umbanda está aberta a aprender com o Candomblé, e que ambos estão no mesmo caminho, o caminho de nos tornarmos seres humanos melhores.
Axé!!
E que venham mais encontros desses!!!